A palavra “ansiedade” tem origem no latim anxietas, que significa “angústia”, “ansiedade”, de anxius = “perturbado”, “pouco à vontade”, de anguere = “apertar”, “sufocar”…
A ansiedade é uma emoção caracterizada por um estado desagradável de agitação interior, muitas vezes acompanhada de comportamento nervoso, como o de se embalar de trás para a frente.
Ansiedade não é o mesmo que medo. O medo é uma resposta a uma ameaça real ou percebida, enquanto a ansiedade é a expectativa de uma futura ameaça.
A ansiedade é um sentimento de inquietação e preocupação, geralmente generalizado e sem foco. A ansiedade é, basicamente, uma resposta do corpo vinda do sistema nervoso autônomo, que age independente do nosso pensamento racional, como um reflexo.
Isso ocorre com a liberação de adrenalina, que causa reações como:
Acelerar os batimentos cardíacos e contrair os vasos sanguíneos, para levar o sangue mais rapidamente.
Dilatar os brônquios, para aumentar a respiração e o consumo de oxigênio.
Diminuir a motilidade do intestino, para guardar energia para outras ações
Dilatar as pupilas, para melhorar a visão mesmo em pouca luz
Aumentar a liberação da glicose no sangue, para dar mais energia às células.
Um Estudo, que ficou conhecido como Kendell , mostrou que diagnóstico de depressão passa para a ansiedade em 2% dos casos, enquanto os casos de ansiedade se tornam depressão em 24%.
Estudos mostram que o transtorno está ligado aos neurotransmissores que proporcionam ao cérebro a sensação de bem-estar e felicidade, como serotonina, dopamina e norepinefrina. Mas não apenas isso. Fatores genéticos, qualidade de vida, alimentação e rotina de estresse também estão relacionados ao desenvolvimento da ansiedade.
Sintomas:
Preocupação Excessiva
Dificuldades para dormir
Dores musculares
Indigestão
O tempo de duração de uma crise de pânico é variável. Segundo a psiquiatra Juliana Diniz, o pico da ansiedade pode durar até 40 minutos, mas o mal-estar pode se manter durante um certo tempo.
Umas das principais indicações para o tratamento é Atividade Física. A prática de Exercícios controla a ansiedade.
Principais Recomendações.
Evite pensamentos negativos
Mantenha foco de atenção no presente.
Tente se organizar mais.
Reduza seu estresse diário.
Tome um Chá. é excelente sedativo, acalma!
Aproveite e saiba mais sobre ansiedade, recomendamos o acesso ao link a seguir que pode lhe trazer mais informações, tranquilidade e paz.
Acesse aqui: AcabecomaAnsiedade